24 de março de 2010

Xai-Xai

Alô Portugal,
Este foi mais um fim de semana de aventura por terras africanas. Fomos conhecer Xai-Xai que fica a cerca de 4 horas de carro de Maputo. Ficámos numas casas de madeira estilo família Robinson. Estava com algum receio, porque tudo o que é muito natureba para mim não dá. Mas a casa era espectacular; tinha 4 quartos 3 casas de banho, cozinha e um deck com uma mini piscina. Pensei tanto em vocês e o quanto gostava que estivessem cá , a festa que iríamos fazer...
O acesso a este pequeno paraíso é que não é muito agradável, a estrada é péssima e fizemos a viagem de noite, e como aqui não há luz nas estradas é realmente muito escuro.
Sábado foi passado na praia e á noite fizemos um churrasco. Ao fim da tarde um colega do Tomas quis ir andar de pickup para a praia e claro a carripana ficou enterrada! Lá foi tudo tentar resgatar a criatura e a aqui a popota teve que ficar em casa. Tudo acabou em bem ,ainda nos rimos bastante porque este colega do Tomás tá sempre a tramar, é uma risada. No dia a seguir antes de regressarmos a Maputo tínhamos uma surpresa... um pneu furado, mas tudo se resolveu .
Quando fomos fazer o check- out o senhor Antonio , que era quem nos limpava a casa pede para darmos boleia á nora até Maputo. Não tínhamos lugar no carro, só atras na caixa aberta , mas levar até Maputo ali era perigoso e ficou acordado que levávamos só até a entrada de Xai-Xai. Enquanto o Tomas está a pagar começo a ver a malta toda a entrar na carripana ele pediu bolei para uma e já lá estavam quatro , só rir. Fiquei cheia de pena de os deixar pois imagino que devam demorar mais de um dia a chegar entre boleias e chapas ( género de autocarro ) . Mas se acontece se alguma coisa a algum deles estávamos bem tramados.
Custa muito ver a falta de condições que eles têm , mas fome nunca vi , e têm sempre um sorriso para dar , e os miúdos tem um ar feliz e de liberdade. Das coisas que mais gostei de ver aqui são eles a brincar e a pescar na agua de cuecas a felicidade deles. O ar de liberdade que eu nunca antes tinha visto em criança alguma. E foi assim mais uma semana passada em Maputo , já só falta praticamente um mês para regressarmos. As saudades uns dias sufocam , outros dominam-me por completo e por vezes consigo ignorar, tenho a sensação que estou aqui à 2 anos…
A Carlota esta cada vez mais variada, não para de se mexer e dar pontapés em todos os lados, mas por enquanto não incomoda nada, até pelo contrario. No outro dia vimos o Emilio via skype , está óptimo, fiquei mais descansada, e um pouco enciumada de o ver todo contente a receber mimos do irmão do Tomás. Ficamos cheios de saudades , emocionados mas com a sensação que ele está a lidar bem com a nossa ausência.
Deixo aqui umas fotos para verem a casa da família Robison.
Beijinhos para todos, com muitas saudades.  



































































2 comentários:

  1. Toca a queimar esses cartuchos todos, quando chegarem cá até vão estranhar!
    Fazem muito bem em aproveitar, confesso que sinto pitada de inveja (saudável claro), deve estar a ser fantástico, pessoas novas, sitios novas enfim....Tudo de bom...
    e a comida??? já experimentaram sabores diferentes????
    Beijocas para os dois
    R.P.

    ResponderEliminar
  2. Que giro, tens conhecido lugares fantásticos!!
    Bjs grandes,saudosos


    Sandra Pisca

    ResponderEliminar